Quem decidir sair nesta terça-feira para fazer as últimas - ou, até mesmo, as primeiras - compras de Natal terá de levar algo a mais além da carteira com dinheiro e cartões de crédito: paciência. Isso porque o comércio de Santa Maria recebeu um acréscimo de pessoas nesses últimos dias e que deve ter um saldo ainda maior de gente durante o dia de hoje.
Porém, é preciso estar atento ao horário: o comércio varejista funcionará até as 18h. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista (Sindilojas), Cezar Gehm, diz que o boom na procura ocorreu, de fato, nesta última semana. O mês de dezembro promete ser a safra dos comerciantes. Gehm revela que o setor prevê um acréscimo de 3% a 5% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.
_ Todos os anos, Santa Maria tem tido cada vez mais consumidores. O comércio é muito forte na cidade, com o acréscimo de estabelecimentos _ projeta Gehm.
O presidente do Sindilojas diz que o pagamento do 13º salário, cuja segunda parcela foi paga no dia 20, acaba levando muita gente às compras:
_ O pagamento do 13º é, sem dúvida, um incremento às vendas. Até porque pessoas das cidades da região vêm para Santa Maria em busca de suas compras.
Mês de janeiro exigirá 'reinvenção' do comércio
Se o dezembro promete um acréscimo nas vendas, o mesmo não se pode dizer de janeiro. Cezar Gehm diz que o mês exigirá do comerciante criatividade e, principalmente, que ele se reinvente. Gehm diz que o janeiro tornou-se um mês de poucas alternativas:
_ Hoje, o mês de janeiro é de poucas alternativas. Basicamente resta ao comerciante fazer promoções, liquidações. É um momento de reinvenção. Antes, tradicionalmente tínhamos um mês movimentado com o vestibular. Esperamos que o novo reitor (em referência a Paulo Burmann) olhe com carinho para o retorno (para janeiro) da data do vestibular.